A escória geralmente contém metais valiosos que ainda podem ser recuperados e utilizados. Quando britada e dimensionada adequadamente, a escória pode ser vendida e usada como material valioso de várias maneiras diferentes, por exemplo, como agregados.
No entanto, como a escória geralmente contém objetos não britáveis, normalmente é considerada um material de alimentação desafiador para os britadores de mandíbula convencionais.
Objetos inescrutáveis no feed
Para combater a questão de objetos não britáveis, os britadores de mandíbulas Metso podem ser equipados com um sistema opcional de controle de configuração ativa (ASC). Graças a essa tecnologia, os britadores de mandíbulas têm bom desempenho em aplicações que seriam desafiadoras ou mesmo impossíveis de gerenciar para o contrário.
O ASC protege seu britador contra sobrecarga. Quando um britador de mandíbula é equipado com o sistema ASC, as forças de esmagamento são transportadas por cilindros hidráulicos maciços montados na fundição do cabeçote traseiro.
Se um objeto não esmagável entrar na cavidade do britador e as forças de esmagamento atingirem o nível máximo predefinido, o óleo começará a escapar dos cilindros e a configuração será liberada. Desta forma, o objeto não esmagável pode sair da cavidade.
A funcionalidade permite britagem contínua e protege o britador de sobrecargas extremas. Quando automatizada, a configuração do britador volta ao original quando o objeto não britável cai da cavidade.